Neste sábado, o avanço de uma frente fria pelo oceano contribui para manter o tempo instável em todas as regiões do Paraná. A atuação desse sistema frontal favorece a formação de nuvens carregadas e, consequentemente, a ocorrência de pancadas de chuva ao longo do dia em todo o estado.
Entretanto, as precipitações tendem a ser mais intensas e acompanhadas por tempestades localizadas em algumas áreas específicas, como o Leste do estado — sobretudo entre a Serra do Mar e o litoral —, além dos Campos Gerais, Oeste, Sudoeste e a região Norte. Nestas localidades, há maior probabilidade de chuvas volumosas e ocorrência de raios e rajadas de vento, exigindo atenção redobrada da população.
Para o domingo, a tendência é de melhora nas condições do tempo, com o afastamento do eixo principal da frente fria para o oceano. Apesar disso, os ventos oriundos do quadrante sudeste e sul ainda mantêm o céu carregado de nuvens entre os Campos Gerais e o litoral. Nessa faixa do estado, há possibilidade de chuvas fracas e chuviscos ao longo do dia.
Nas demais regiões paranaenses, o tempo começa a se firmar. O sol volta a aparecer entre poucas nuvens, favorecendo a elevação das temperaturas e trazendo um alívio após o sábado chuvoso. Mesmo com essa melhora, é importante que a população acompanhe os boletins meteorológicos, já que o comportamento do tempo pode variar rapidamente nesta época do ano.
Fonte Simepar