
A colheita do arroz no Rio Grande do Sul segue em ritmo avançado e já alcança 62,35% da área total cultivada nesta safra. Segundo dados atualizados pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), isso representa 604.922,93 hectares de lavouras já colhidas no estado.
As regiões que estão mais próximas de encerrar os trabalhos são a Planície Costeira Externa, que já colheu 85,03% da área plantada, e a Fronteira Oeste, com 74,48%. Em seguida, aparecem a Planície Costeira Interna (63,27%), a Campanha (56,31%), a Zona Sul (44,89%) e a Região Central (44,26%).
Luiz Fernando Siqueira, gerente da Divisão de Assistência Técnica e Extensão Rural do Irga, alerta que, com a chegada de abril, o tempo disponível para a colheita tende a diminuir devido à redução da luminosidade diária, o que pode desacelerar o ritmo dos trabalhos no campo.
Todas essas informações são atualizadas semanalmente pelo Irga por meio da plataforma Safra. A ferramenta, abastecida pelos 37 escritórios do instituto espalhados pelas regiões produtoras, oferece dados detalhados sobre o andamento da safra em tempo real.
Ouça Aqui