Frente fria traz alívio temporário, mas calor retorna ao Paraná nesta semana

0
102
Frente fria traz alívio temporário, mas calor retorna ao Paraná nesta semana

As chuvas registradas no último fim de semana trouxeram um breve alívio para as altas temperaturas no Paraná, principalmente na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e no Litoral. No entanto, a trégua será curta, pois a partir de quinta-feira (13), o calor volta a ganhar força, principalmente no Norte e na região de fronteira com o Paraguai, no extremo Oeste do estado. Segundo o Simepar, a capital paranaense deverá manter temperaturas mais amenas até a chegada do outono, no próximo dia 20 de março.

No último domingo (9), o município de Palmas registrou a menor temperatura do estado, com 14,1°C, enquanto Cerro Azul teve a maior, atingindo 39,2°C. Outras cidades também marcaram temperaturas elevadas, como Altônia (38,4°C), Londrina (36°C) e Umuarama (36,9°C). Nesta segunda-feira (10), Loanda já registrava 30,4°C antes das 11h, enquanto Guaíra e Paranavaí chegaram a 35,6°C e 34°C, respectivamente, no início da tarde.

Previsão de chuvas e oscilações térmicas

Para esta terça-feira (11), a previsão aponta chuva em todo o estado, o que contribuirá para a queda das temperaturas, especialmente nas regiões Oeste e Noroeste. Nesses locais, os termômetros não devem ultrapassar os 26°C. No entanto, a partir de quarta-feira (12), o calor volta a predominar, com chuvas isoladas no período da tarde. Já na quinta-feira (13), as temperaturas voltam a subir e podem alcançar 30°C em regiões como Paranavaí, Londrina, Maringá e Umuarama. Em Jacarezinho, na sexta-feira (14), a máxima esperada é de 32°C.

Por outro lado, a Região Leste do Paraná, incluindo Curitiba e o Litoral, deve manter temperaturas mais amenas pelos próximos 15 dias. O meteorologista Paulo Barbieri, do Simepar, explica que “os ventos oceânicos influenciam a nebulosidade, ajudando a manter as temperaturas moderadas na RMC e no Litoral pelo menos até o fim da semana”.

Impactos das chuvas e monitoramento meteorológico

A frente fria trouxe fortes chuvas no domingo, impactando diversas cidades do estado. Na RMC, Curitiba registrou uma queda de sete graus na temperatura máxima em comparação ao dia anterior, enquanto municípios como Pinhais e Araucária enfrentaram rajadas de vento de até 75 km/h e acumulados de chuva superiores a 40 mm. No Litoral, Morretes teve um acumulado expressivo de 66,2 mm, com 52 mm caindo em apenas 45 minutos.

O Simepar, que monitora as condições meteorológicas do estado com uma rede de 120 estações telemétricas, três radares e cinco sensores de descargas atmosféricas, continua acompanhando os fenômenos climáticos para fornecer dados essenciais a órgãos como a Defesa Civil. A previsão detalhada para os 399 municípios paranaenses pode ser conferida no site www.simepar.br, com atualizações diárias sobre temperatura, umidade e volume de chuvas.