Cidasc Conhece Modelo de Inspeção de Vinhos no Rio Grande do Sul

0
87
Visita ao Laren. Foto: Divulgação/Seapi

Representantes da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) estiveram no Rio Grande do Sul para conhecer de perto o funcionamento do Serviço de Inspeção Vegetal voltado para vinhos e derivados da uva. A visita incluiu uma imersão nas atividades da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), com destaque para o Laboratório de Referência Enológica (Laren), localizado em Caxias do Sul. Também acompanharam inspeções em vinícolas junto aos fiscais agropecuários da Seapi.

A iniciativa faz parte do interesse de Santa Catarina em aderir ao Sistema de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Sisbi-Pov), coordenado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Atualmente, o Rio Grande do Sul é o único estado do Brasil com equivalência federal nesse segmento, servindo de referência para outras regiões.

Na terça-feira (18/3), os visitantes participaram de uma reunião com Ricardo Felicetti, diretor do Departamento de Defesa Vegetal (DDV), e com a equipe da Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Dipov). Segundo Fabíola Lopes, chefe da Dipov, foram apresentados os procedimentos adotados no estado e os benefícios da equivalência ao Sisbi-Pov.

Já na quarta-feira (19/3), a comitiva catarinense visitou vinícolas em Bento Gonçalves, onde acompanhou na prática a fiscalização agropecuária realizada nos estabelecimentos do setor.

Encerrando a visita, na quinta-feira (20/3), os representantes da Cidasc conheceram as instalações do Laren. Durante a visita, observaram os processos de microvinificação, além das análises básicas, cromatográficas e isotópicas realizadas em vinhos e derivados da uva.

Thiago Borghesan, gestor da Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Cidasc, ressaltou a importância da experiência adquirida. “A qualidade do vinho gaúcho é amplamente reconhecida, e queremos estruturar um serviço estadual de inspeção vegetal em Santa Catarina que nos permita aderir ao Sisbi-Pov”, afirmou.

Fabíola Lopes também adiantou que, em abril, uma equipe de Minas Gerais realizará visita semelhante ao Rio Grande do Sul, dando continuidade ao intercâmbio de conhecimento entre os estados.