Alta nas exportações de ovos marca início de 2026

0
37

Exportações brasileiras de ovos começam 2026 com maior volume em 13 anos

 

As exportações brasileiras de ovos iniciaram o ano de 2026 em forte ritmo de crescimento, registrando o maior volume embarcado para o mês de janeiro nos últimos 13 anos. O avanço reflete o aumento da demanda internacional pela proteína, especialmente pelo produto in natura.

De acordo com pesquisadores do Cepea, o principal motor desse crescimento foi o aumento nos embarques de ovos frescos. Já as exportações de ovos processados também apresentaram avanço no período, porém em intensidade menor.

No cenário internacional, os Emirados Árabes Unidos retomaram a liderança entre os principais destinos da proteína brasileira após 11 meses fora da primeira posição. O país adquiriu aproximadamente 1,05 mil toneladas de ovos — considerando produtos in natura e processados — volume que representa cerca de 34% de todo o total exportado pelo Brasil no período.

No mercado interno, o cenário também segue positivo. Os preços permanecem firmes nas regiões monitoradas, sustentados principalmente pela antecipação de cargas destinadas ao abastecimento de redes atacadistas e varejistas. Esse movimento ocorre em função do recesso de Carnaval, fator que tem contribuído para manter o bom ritmo de vendas nas últimas semanas.

Fonte: Cepea

Artigo anteriorNova proposta busca proteger renda do produtor de leite
Próximo artigoArroz: setor pressiona por medidas urgentes
Everaldo Mello (MTb 13.655/PR)
Everaldo Mello é jornalista registrado sob o nº 0013655/PR, natural de Palmas, Paraná, com 40 anos de idade. Atua na área da comunicação com foco no agronegócio, destacando-se pela seriedade, responsabilidade e compromisso com a informação de qualidade. É idealizador e responsável pelo Agro+ Podcast, projeto voltado à valorização do setor agro, levando conteúdo relevante, entrevistas e notícias que conectam produtores, empresas e profissionais do campo. Ao longo de sua trajetória, construiu credibilidade e reconhecimento por sua atuação ética e pela dedicação em fortalecer a comunicação regional e o agro brasileiro.