Na próxima sexta-feira, 31 de janeiro, Turvo, no Sul Catarinense, será palco da 7ª Abertura da Colheita do Arroz de Santa Catarina. O evento, que integra o 9º Dia de Campo Dagostin Sementes, será realizado na comunidade de Ponte Alta, na propriedade de Rogério Dagostin. O ato solene está programado para as 10h30min e contará com a presença de autoridades, incluindo o governador Jorginho Mello e o secretário de Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto.
A expectativa para a safra 2024 é promissora. Segundo a Epagri/Cepa, Santa Catarina deve produzir 1,2 bilhão de toneladas de arroz, um aumento de 9,5% em relação à safra anterior. Esse crescimento se deve, principalmente, ao incremento na produtividade média, que deve atingir 8,73 toneladas por hectare – um avanço de 9,85%.
Programação Técnica e Inovações
Com o tema “Semeando história, colhendo o futuro”, o Dia de Campo acontecerá nos dias 30 e 31 de janeiro, reunindo cerca de duas mil pessoas, entre produtores, pesquisadores e lideranças do setor. Haverá um tour técnico com estações sobre o cultivo do arroz, exposição de máquinas agrícolas e mais de 30 parceiros do setor. No estande da Epagri, o pesquisador Klaus Scheuermann abordará a antecipação da aplicação de fungicidas. Além disso, o evento contará com oficinas culinárias e dinâmicas com drones.
Lançamento de Novo Cultivar
Uma das novidades da edição será o lançamento do cultivar de arroz SCS127 CL, desenvolvido pela Epagri. A nova variedade é recomendada para todas as regiões produtoras de arroz irrigado do estado e estará disponível para comercialização a partir da safra 2025/2026.
Santa Catarina mantém sua posição de destaque no cenário nacional, sendo o segundo maior produtor de arroz do Brasil e líder em produtividade. Com o avanço das tecnologias e melhorias no manejo, o estado se consolida como referência no setor orizícola.